Saber se alguém ou se você é um narcisista é de fundamental importância. Afinal, narcisistas são pessoas que aparecem em público para se mostrarem compassivas e generosas.
Muitas vezes parece ser desejável tê-las como amigo, e até mesmo como cônjuge.
- Por um lado elas podem ser muito agradáveis como companhia, mas por outro será que elas também são boas parceiras quando as opiniões divergem?
- Você já tentou ser amigo de alguém que é totalmente egocêntrico?
- Alguém que só escuta a si mesmo?
- Um cônjuge que muda de assunto, fica na defensiva ou zangado com você quando tenta falar sobre as dificuldades que tem vivido?
O funcionamento narcisista, em sua essência, é um distúrbio de escuta. Pense nisso como uma escuta unilateral, com vários recursos que surgem como resultado.
O desejo de manter uma relação com alguém, seja de amizade ou romântica, pode rapidamente desaparecer quando ela parece não ver ou ouvir você, quando rejeita o que você diz e quando fica com raiva se você tentar expressar um ponto de vista.
O que saber?
Você provavelmente já ouviu o termo narcisista usado livremente. As pessoas costumam usá-lo para descrever ações ou comportamentos em uma situação.
Embora alguém possa demonstrar alguns comportamentos ou características narcisistas, isso não significa que tenha o transtorno.
O Transtorno de personalidade narcisista é um diagnóstico real de saúde mental e faz parte de uma lista de transtornos de personalidade descritos no DSM-5.
Ele geralmente ocorre com outras condições de saúde mental.
O transtorno de personalidade narcisista foi historicamente classificado como um transtorno de personalidade do grupo B com base no sistema de cluster DSM-IV-TR.
Outros transtornos de personalidade nesta categoria incluem transtorno de personalidade antissocial, transtorno de personalidade borderline e transtornos de personalidade histriônica.
Agora, os transtornos são mais tipicamente categorizados com base nos 5 domínios de características do DSM-5:
- Afetividade negativa;
- Destacamento;
- Antagonismo;
- Desinibição;
- Psicoticismo.
Quão preciso é isso?
Este questionário NÃO é uma ferramenta de diagnóstico. Os transtornos de saúde mental só podem ser diagnosticados por profissionais de saúde.
As avaliações são um primeiro passo valioso para obter tratamento.
Muitas vezes as pessoas não procuram ajuda por medo de que suas preocupações não sejam legítimas ou graves o suficiente para justificar uma intervenção profissional.
Para quem se destina?
A seguir está uma lista de perguntas elaboradas para pessoas que têm pensamentos narcisistas e que acreditam serem incontroláveis.
Em alta entre os leitores:
As questões referem-se a experiências de vida comuns entre pessoas que foram diagnosticadas com Transtorno da personalidade narcisista.
Questionário
Quer saber se alguém ou se você é um narcisista? O questionário a seguir sugere seis dimensões para a avaliação. Pontue cada dimensão de 0 a 5, sendo zero para nunca e 5 para o tempo todo:
Você tem traços narcisistas?
O que fazer?
O resultado final é que o "narcisismo" consiste basicamente em padrões de hábitos, e os hábitos podem ser mudados:
Deixe um comentário